Estudo: cinco doenças novas provocadas pelo tabaco

Os malefícios relacionados com o vício de fumar são bem conhecidos. Para além das 21 doenças já descobertas provocadas pelo tabaco, um estudo americano indica a existência de mais cinco.
Os fumadores têm duas vezes mais probabilidade de correr riscos do que os não fumadores, concluíram os investigadores da Sociedade Americana do Cancro, que apresentaram cinco novas doenças provocadas pelo tabaco: doenças arteriais, enfartes, acidentes vasculares cerebrais (AVC), doenças respiratórias que não estavam associadas ao uso do tabaco e isquémia intestinal, uma patologia rara do intestino.

Para a realização deste estudo, os especialistas seguiram os comportamentos e as doenças associadas de cerca de um milhão de pessoas do sexo masculino e feminino, incluindo 89 mil fumadores, no período de 10 anos.

As conclusões desta investigação, intituladas “Smoking and Mortality – Beyond Established Causes” foram publicadas no New England Journal of Medicine. http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMsa14072111